Eletiva 9º ano


















👉CLIQUE AQUI👈


    PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE NO LINK ABAIXO 

CONTATOS:

Escola Homero Alves: e022986a@educacao.sp.gov.br
PROFESSORES: E-mail ou WhatsApp (Verifique no roteiro das atividades).

Alunos:
Responder a pesquisa obrigatória:



    PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE NO LINK ABAIXO 

CONTATOS:

Escola Homero Alves: e022986a@educacao.sp.gov.br
PROFESSORES: E-mail ou WhatsApp (Verifique no roteiro das atividades).

Alunos:
Responder a pesquisa obrigatória:


ELETIVA - PROFESSORA KARINA CINTRA ALVARENGA


PERÍODO : 26/05/2020 à 05/06/2020

VAMOS DAR SEQUÊNCIA AOS NOSSOS ESTUDOS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO. NESSA SEMANA, VOCÊS FARÃO UMA ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO: SÃO 30 QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA. 

NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO. 

DATA E LOCAL DA ENTREGA: Até 04/06/2020 pelo link. 
 Dúvidas: karinacalvarenga2@gmail.com ou pelo  WHATSAPP CRIADO PARA A NOSSA ELETIVA







*********************************************************************************************************


Semana intensiva de estudos


Período 26/05/2020 à 29/05/2020

professora Silvana Trovão

“ O custo da saúde” 


Antes, de realizar as atividades propostas, assista aos vídeos abaixo:

                    https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM



Vamos dar continuidade às  atividades 

iniciadas na última semana. 

Para isto, responda às questões abaixo:


   1)  Os preços praticados pelos 
   
   supermercados que você escolheu são os 

   mesmos?
   
   2) Conseguiu comprar a mesma quantidade 

   de itens nos diferentes supermercados?
   
   3) Houve diferença de preço? Em qual (is) 

   produto(s)
   
   4)Qual foi em reais o valor da diferença? 
   
   5) Em porcentagem, quanto economizaria, 

   se    comprasse no supermercado com 

   preços mais baixos? E em reais, qual seria 

   sua economia?
  
   6)Se efetuasse suas compras no 

   supermercado cujos preços são mais 

   elevados, quanto em reais pagaria a mais?
   
   7) O valor pago a mais, corresponderia a que 

   porcentagem de prejuízo? (para responder 

   esta questão, compare com o preço mais em 

   conta, praticado pelo outro supermercado 

   que você escolheu)

     Obs: Os cálculos devem estar registrados no caderno e enviados para o e-mail, por meio de fotos.

Após responder a estas questões em seu  

caderno de eletivas, tire uma foto e envie 

para o e-mail profsilvanatrovao@gmail.com 

até o dia 12/06/2020

2º BIMESTRE

PERÍODO 08/06/2020 À 12/06/2020

Um dos objetivos de nossa eletiva, é 

desenvolver o empreendedorismo. Você 

sabe o que isso significa?

Faça uma pesquisa sobre 

empreendedorismo. Coloque nela, 

significado, exemplos de empreendedores 

de sucesso, quais as principais 

características de um empreendedor, fale 

sobre o empreendedorismo no Brasil. 

Registre sua pesquisa em seu caderno. 

Elabore um texto sobre sua conclusão e 

diga se você conhece algum empreendedor, 

se pretende ser e caso queira ser 

empreendedor, quem é sua inspiração e 

porque este empreendedor te inspira. Envie 

seu texto para o e-mail:



dia 12/06/2020.

*********************************************************************

*******************************************************************************
ELETIVA: A MÁGICA DO LIXO

Professora: Solange Bueno



Data: 26/05/2020 a 29/05/2020

Semana de Estudos Intensivos



Quantidade de aulas: 2 aulas

Procedimentos e encaminhamentos:

Nesta semana de recuperação intensiva iremos rever uma aula de Eletivas apresentadas do Centro de Mídias.

Habilidades: Elaborar projetos e despertar o interesse investigativo

Data e local de entrega: para os alunos que ainda não enviaram atividades enviar até dia 28/05/2020 no e-mail  (professorabuenosol@gmail.com)

Forma de interação e entrega das atividades: Interação e entrega de atividade através do e-mail da professora.

Atividades:
Assistir ao vídeo a seguir e observar os aspectos importantes.



2º BIMESTRE


Data: 01/06/2020 a 05/06/2020


Quantidade de aulas: 02 aulas

Procedimentos e encaminhamentos: 
ler o texto identificar aspectos importantes, para formar um mapa conceitual.

Habilidades:  
Interpretação de dados implícitos e explícitos e diversos assuntos. 

Data e local de entrega: 
Para os alunos que ainda não enviaram atividades enviar até dia 03/06/2020 no e-mail  (professorabuenosol@gmail.com)

Forma de interação e entrega das atividades: 
Interação e entrega de atividade através do e-mail da professora.
Acrescentem junto ao e-mail o número de celular de vocês para contato.

Atividades:

Para iniciarmos nossos estudos, abordaremos o assunto: História do papel machê.

Vocês farão uma pesquisa e deverão anotar os aspectos importantes da história do papel machê. 

Farão essa anotação por tópicos, no caderno a caneta, tirar uma foto e me enviar no e-mail.


Bons estudos!

********************************************************************************


        ELETIVA - PROFESSORA KARINA MEDEIROS

O QUE NÃO MATA, ENGORDA

PERÍODO : 26/05/2020 à 05/06/2020

Quantidade de aulas: 04 aulas

Procedimentos e encaminhamentos:

Interagir com os cinco nutrientes( lipídios, carboidratos, proteínas , sais minerais e vitaminas). Nas aulas passadas, apresentamos os cinco nutrientes, agora vamos aprofundar nossos conhecimentos através de pesquisas no google e videoaulas no youtube.

Habilidades

Entender sobre a importância dos alimentos que constituem uma refeição e a função principal de cada uma delas.

Data e local de entrega: Dia 09/6 em nosso grupo do whattzap. Horário: 11:00 hs

Atividades avaliatórias: Após rever todos os nutrientes, sua função e tipos de alimentos que os contém, vocês irão montar um prato com alimentos que contenha todos os nutrientes, dando atenção ao macro e micro( estudado na aula passada ). 
Para montagem desse "prato" vcs poderão usar figuras( recortes de revistas, impressões) , desenhos coloridos etc.

Use sua criatividade, aprofunde seus conhecimentos através do estudo e capriche em seu trabalho. Não esquecer de classificar os alimentos na figura.
Bons estudos!!


































       ELETIVA - PROFESSORA KARINA CINTRA ALVARENGA
PERÍODO - 11/05/2020 à 22/05/2020

Olá meninos, já que nossa eletiva é sobre Leitura, interpretação e produção de texto, nada melhor do que aproveitarmos esse momento para aprofundarmos nossos estudos nessa área. Vamos treinar um pouco para a prova da ETEC e SARESP. Vocês deverão responder a prova abaixo. São 30 questões de múltipla escolha. Há um gabarito no final que deve ser preenchido e enviado para o  meu e-mail karinacalvarenga@gmail.com no dia 22/05/2020, sexta feira. 
ATENÇÃO - As imagens não estão muito boas. Caso não melhore no celular, favor entrar em contato comigo no whatsapp (16) 992223222



























*****************************************************************************************





















Eletiva – “ O custo da saúde”
PROFª SILVANA TROVÃO


Olá, queridos alunos. Retomaremos aqui as 

aulas de eletiva. Leia com atenção as 

orientações abaixo e siga conforme as 

instruções. Bons estudos!

Período de 11 a 22 de maio

Aula 01 – Vamos às compras?

Utilize o link abaixo, para pesquisar o preço das mercadorias que 

você gostaria de comprar. Escolha três supermercados.



Monte um cardápio com ingredientes que você normalmente 

consome no café da manhã, almoço e jantar. Faça uma tabela, com 

produtos, preço unitário, quantidade,preço a pagar. Como o 

exemplo da tabela abaixo.Agora, vá as compras! Imagine que 

você tem em mãos R$ 300,00 para gastar em cada um dos 

supermercados. Você deverá comprar os mesmos produtos e 

gastar R$ 300,00 em cada um deles. 

Preencha a tabela com as informações sobre suas compras e envie 

a para o e-mail profsilvanatrovao@gmail.com ; até o dia 18 de maio.

Aula 02 – Alimentação balanceada

Assista ao vídeo abaixo. Ele lhe ajudará a ter uma ideia do que 

pesquisar e como conduzir sua pesquisa.


Pesquise sobre alimentação saudável. Tipos de alimento, 

proporção, grupo alimentar, quantidade de refeições diárias, etc. 

Registre sua pesquisa e as fontes utilizadas no caderno de 

eletivas. Faça uma conclusão do que pesquisou,  com no 

mínimo 10 linhas e envie para o e-mail profsilvanatrovao@gmail.com  

até o dia 22 de maio.

*******************************************************************************************


Professora Karina Medeiros - Semana de 11/5 a 22/5 - 4 aulas




ELETIVA: O que não mata, engorda!

Olá pessoal, estamos de volta com a nossa eletiva. Nesta etapa vamos rever alguns conceitos para darmos continuidade a nossas descobertas.
 Nós já temos um whatzap direcionado a esta disciplina que montamos em sala, então iremos nos comunicar através dele. Vamos ter dia e hora marcado.
ATIVIDADES:Em nossa última aula presencial a sala foi dividida em 5 grupos, cada uma responsável por um nutriente. Vcs irão desenvolver a pesquisa sobre seu nutriente no caderno-separa uma matéria para eletiva- ( carboidrato, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais), nesta pesquisa deverá conter: o que são, sua funções no organismo, onde são encontrados e o que vc achar de mais importante.
Para início, gostaria que vcs assistissem a esse vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=bIZVod2Tt4Q, que irá relembrar alguns pontos de nossas aulas. Essa etapa é de grande importância para retomar nossos conhecimentos.Vamos marcar uma data para discussão no what, nossa avaliação será a participação.
Nos falamos através do what. Bons estudos!!

********************************************************************************







































*********************************************************************************



A Mágica do Lixo



Professora Solange Bueno







Olá, me desculpem pelo equívoco de ter postado a disciplina A mágica do Lixo no link do 8º ano, aproveitando a oportunidade as atividades farão referência também ao período de 11/05/2020 a 22/05/2020.




Período 27/03/2020 a 10/05/2020
Olá pessoal, tivemos pouco tempo para aprofundar nossos conhecimentos da nossa eletiva, neste primeiro momento iremos assistir aos vídeos da produção do papel e  fazer uma pesquisa a respeito da origem do papel.



Atividade 1


a)       Os vídeos a seguir tratarão sobre a produção do papel, assistam com atenção.







b)       Acesse o link a seguir, faça a leitura da reportagem e registe em uma parte do seu caderno suas observações e reflexões sobre o processo de produção do papel e da reportagem lida.


c)       Levando em conta nosso foco de sustentabilidade faça suas observações e as registe em seu caderno os aspectos que achar positivo e negativo.


Atividade 2

Pesquise e faça um registro em seu caderno sobre a origem do papel.


IMPORTANTE

No dia 08/05/2020, vocês deverão tirar uma foto das pesquisas.

Enviar para o meu e-mail  professorabuenosol@gmail.com com as seguintes normas:

Confira a foto se é possível fazer leitura do que está registrado para me enviar.

Data de envio08/05/2020 - Este é o dia específico para enviar a atividade Eletiva de BIOVET.

Peço por gentiliza que não envie em outra data, pois estarei recebendo atividades de outras turmas.

Assunto e-mail: deverá ter a série e seu nome completo. Exemplo: MLixo Solange sobrenome...





No corpo do e-mail anexar as atividades das duas disciplinas, NÃO enviar como “zip”.


BONS ESTUDOS!

=======================================================================



Eletiva É POSSÍVEL VIVER DESCONECTADO?


     PERÍODO 27/03/2020 a 10/05/2020

     PROFESSORA KAREN SANTOS
     

 https://youtu.be/-Kj7Dxohcw8
 1- Assistir o filme acima "Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial" e fazer uma resenha do filme para entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com

 https://youtu.be/eOABLQUZHsw
 2- Através do vídeo acima "Enredados ou Conectados? Como viver em redes sem cair em suas armadilhas". Explique a diferença entre estar conectado e enredado. Entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com

 https://youtu.be/KT9L83OtYLs
 3- Através do vídeo acima "Internet e Redes Sociais - Brasil Escola". Responda: - Você acha que a Internet melhorou ou piorou sua vida? Entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com

4- Fazer uma conclusão e comparação dos vídeos assistidos.

Observação: COLOCAR NOME COMPLETO 

BONS ESTUDOS
======================================================================


Eletiva Professor Neilson





Professor Neilson Salles Junior 




Educação Física e Xadrez


E-mail: Neilsoneduca@gmail.com



Nome: _____________________________________________ Ano: ____ Data: ___/___/_____








xadrez é um jogo por turnos para 2 jogadores que desenvolve-se sobre um tabuleiro de 8 por 8 quadrados, também chamados casas. No total são 64 casas que se alternam entre claras e escuras.



Cada lado se distingue por cor (peças brancas e pretas) e tem 16 peças que são distribuídas da seguinte forma:







·         1 rei



·         1 rainha ou dama



·         2 bispos



·         2 cavalos



·         2 torres



·         8 peões







O objetivo do jogo é atacar e afogar o rei do adversário até que ele não tenha como escapar, essa jogada é chamada de xeque-mate.



Movimentos do xadrez



Cada peça se movimenta de maneira diferente:



O rei









rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.



A rainha









rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.



O bispo







bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.



O cavalo







É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.



A torre







torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.



O peão







peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.







Movimentos especiais



Roque



O roque é um movimento de defesa especial em que pode-se mover o rei e a torre do mesmo jogador ao mesmo tempo. Para realizar este movimento deve-se seguir as seguintes condições:



·         Nem o rei nem a torre podem ter sido movidos antes de rocar.



·         Não há nenhuma peça entre o rei e a torre.



·         rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário (as casas laterais em direção à torre).







Como jogar o xadrez



Antes de começar o jogo, o sistema sorteia automaticamente a cor das peças de cada jogador (as cores vão alternando em cada partida). Sempre começam a jogar as brancas.



Cada jogador, na sua vez, tem um tempo máximo definido nas opções de mesa para mover uma peça. Se o tempo acabar antes, o sistema moverá uma peça pelo jogador.



Xeque e xeque-mate


O rei estará em xeque quando for atacado por uma ou várias peças do adversário. O xeque deve ser evitado imediatamente movimentando o rei ou qualquer outra peça. Se não for possível sair do xeque, se produzirá o xeque-mate e o jogador perderá a partida.


Não é possível realizar uma jogada que coloque seu próprio rei em xeque.


Empate


Clique no botão pate para solicitar ao seu adversário o final da partida por empate. Só é possível solicitar “pate” depois de um certo número de jogadas.


O sistema estabelecerá empate automaticamente:


·         Se forem feitos 50 movimentos entre ambos os jogadores sem mover um peão ou capturar uma peça.


·         Se um jogador está “afogado”, quer dizer, não pode mover nenhuma peça e o rei não está em xeque.


·         Se no tabuleiro somente ficam as seguintes peças:


o    Rei contra rei.


o    Rei e cavalo contra rei.


o    Rei e bispo contra rei.


o    Rei e bispo contra rei e bispo.


o    Rei e 2 cavalos contra rei.


o    Rei e cavalo contra rei e cavalo.


o    Rei e bispo contra rei e cavalo.
_________________________________________________



Período 27/03/2020 a 11/05/2020

Boa Tarde !

Devido ao pouco tempo de aula não tivemos tempo para aprofundar mais em nossa disciplina, porém tivemos a oportunidade de fazer a escolha do tema que faríamos do teatro, conforme já pedi para vocês na ultima atividade que fosse feito um resumo da historia e  fosse feito no caderno manuscrito, agora gostaria que cada aluno escolhesse o seu personagem preferido da historia e fizesse um perfil dele, nesta atividade vocês vão, descrever esse personagem, fazer um desenho desse personagem e como ele seria , descrever a personalidade e características, as duas atividades deveram ser entregues por email, tirem fotos do caderno já que tudo devera ser feito no caderno da disciplina, temos um grupo de whatsapp, caso alguém não esteja solicite que estaremos adicionando para alguma duvida que tiverem.



IMPORTANTE

No dia 11/05/2020, vocês deverão tirar uma foto das pesquisas.

Enviar para o meu e-mail  profmichellescalon@gmail.com com as seguintes normas:

Confira a foto se é possível fazer leitura do que está registrado para me enviar.

Data de envio11/05/2020 - Este é o dia específico para enviar a atividade Eletiva de Teatro.

Peço por gentiliza que  não envie em outra data, pois estarei recebendo atividades de outras turmas.



Assunto e-mail: deverá ter a série e seu nome completo. Exemplo:  Teatro/Nome e sobrenome....

Período 11/05/2020 a 22/05/2020

OLÁ ALUNOS, NESTA SEMANA A ATIVIDADE SERÁ CONTINUIDADE DA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA, QUANDO SOLICITEI QUE CADA ALUNO ESCOLHESSE UM PERSONAGEM E DESCREVESSE ELE, NESTA NOVA ATIVIDADE DA SEMANA VOCÊS VÃO CRIAR CENARIO PARA ESTE PERSONAGEM, PODE QUE PRECISA SER UMA PAISSAGEM, UM A CASA, DESDE DE QUE ESTE LUGAR TENHA A VER COM O ESTILO DO PERSONAGEM.DESCREVA ESTE LUGAR EM DETALHES EXLICANDO POR QUE DA ESCOLHA E ENVIAR NO EMAIL A ATIVIDADE.

IMPORTANTE
No dia 22/05/2020, vocês deverão tirar uma foto da ATIVIDADE.
Enviar para o meu e-mail: profmichellescalon@gmail.com com as seguintes normas:
Confira a foto se é possível fazer leitura do que está registrado para me enviar.
Data de envio: 22/05/2020 - Este é o dia específico para enviar a atividade Eletiva de Teatro.
Peço por gentiliza que não envie em outra data, pois estarei recebendo atividades de outras turmas.

Assunto e-mail: deverá ter a série e seu nome completo. Exemplo:  Teatro/Nome e sobrenome....
Atenção: prazo para entrega foi prorrogado para o dia 22/05 depois desta data não vou estar recebendo mais nada .

As atividades devem ser entregues somente pelo e-mail e não por whatsapp.

Período 25/05/2020 a 29/05/2020
OLÁ ALUNOS, NESTA SEMANA A ATIVIDADE SERÁ CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES DAS SEMANAS ANTERIORES, QUANDO SOLICITEI QUE CADA ALUNO ESCOLHESSE UM PERSONAGEM E DESCREVESSE ELE, E TAMBÉM QUE FOSSE CRIADO UM CENARIO PARA ESTE PERSONAGEM.
NESTA SEMANA, VOCÊS VÃO CRIAR UM OUTRO PERSONAGEM PARA CONTRACENAR COM ESSE PRIMEIRO PERSONAGEM, ELE PODE ESTAR NA HISTORIA ORIGINAL OU NÃO FICA A CRITERIO, E DEVERAM DESCREVER O PERSONAGEM DA MESMA MANEIRA QUE O PRIMEIRO, TODAS ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE VOCÊS E ENVIADO FOTO NO E-MAIL.
IMPORTANTE
No dia 29/05/2020, vocês deverão tirar uma foto da atividade e enviar para e-mail.
Enviar para o meu e-mail:profmichellescalon@gmail.com com as seguintes normas:
Confira a foto se é possível fazer leitura do que está registrado para me enviar.
Data de envio29/05/2020 
 AGORA AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES TAMBÉM PELO GRUPO DE WHATSAPP PORÉM SOMENTE NO HORARIO DE AULA.
Assunto e-mail: deverá ter a série e seu nome completo. Exemplo:  Eletiva de Teatro/Nome e sobrenome....
OBS: MUITOS ALUNOS ESTÃO ENVIANDO O E-MAIL SEM NOME OU A SALA E FICA IMPOSSIVEL DESCOBRIR, EÇO QUE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME COMPLETO E QUAL SALA PERTENCE.OK

---------------------------------------------------------------------------------


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\


ELETIVA: Professora Karen Santos


https://youtu.be/7qFiGMSnNjw

https://youtu.be/SIDSydt3yzA





 1- Qual é a idéia principal do filme A História das Coisas?

2- Qual a relação do título com a questão da produção (consumo e descarte)?

3- De acordo com o vídeo, quais causas da destruição ambiental?

4- Qual a relação entre o sistema de produção e os impactos no ambiente e nas vidas pessoas?

5- Quais interesses prevalecem? Quem se beneficia? Quem é prejudicado?

6- Existem  alternativas a essa realidade? Ou seja, uma outra sociedade é possível ? Comente.


Realizar as atividades do dia 26/05/2020 até 29/05/2020 

Enviar as atividades no email eletivakaren@hotmail.com 

BONS ESTUDOS


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\







Um comentário:

  1. Falta a lição da eletiva da Eletiva BIOVET Professora Solange Bueno da semana do dia 11

    ResponderExcluir