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PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE NO LINK ABAIXO
CONTATOS:
Escola Homero Alves: e022986a@educacao.sp.gov.br
PROFESSORES: E-mail ou WhatsApp (Verifique no roteiro das atividades).
Alunos:
Responder a pesquisa obrigatória:
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Responder a pesquisa obrigatória:
Atenção: Realizar apenas a eletiva que você foi matriculado no início do ano.
Cada aluno está em apenas uma eletiva.
Eletivas - Prof. Ari
Tudo o que fizer faça com amor,
seja qual for sua escolha, seja o melhor,
não se contente em ser 10, 20, 30 ou 50 por cento (%).
Deseje, busque e seja sempre 100%!
Use a sua criatividade e faça uma ilustração da profissão que você escolheu.
Depois, faça um pequeno texto falando sobre ela e explicando os motivos que te levaram a escolher essa profissão.
Dúvidas e entrega das atividades pelo email
eletivashomero.2020@hotmail.com
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EM BREVE...
Aprender inglês é divertido - Professora Kamila
Alunos realizar as atividades e enviar por whatsapp no período estabelecido (99404-5929)
Período 26/05/2020 a 29/05/2020
Semana de estudos intensivos
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SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
ELETIVA: SER JOVEM
Data:
26/05/20 a 05/06/20
Quantidade
de aulas: 4
Procedimentos
e encaminhamentos: Pesquisar na internet
Habilidades: Identificar e manipular diferentes tecnologias e
recursos digitais.
Data
de entrega: 05/06/20
Local
de entrega: e-mail neusaprofma@gmail.com
Forma
de interação e entrega das atividades: e-mail
Leitura:
ETAPA 1: Na vibe da web
.
Você utiliza a internet para quais finalidades?
.
Em sua opinião, os jovens poderiam explorar mais a internet para fins de
aprendizado? Como?
O
século XXI começou com uma internet de conexões instáveis e lentas, pouca
interação entre os usuários e sites simples, com poucos recursos
visuais, mas que já mostrava seu enorme
potencial. Em 2004, os avanços tecnológicos levaram à criação da web 2.0. Nessa
nova internet, as pessoas assumiram um protagonismo jamais visto, consumindo
conteúdos e também os produzindo de forma colaborativa, enquanto navegavam por
espaços cibernéticos que ofereciam condições para a livre manifestação de ideias.
Atualmente,
há quem afirme que estamos na web 3.0, caracterizada pela troca de informações
entre pessoas e também pela inteligência de sistemas, que passam a atuar com
base na intensa produção de dados gerada em todas as ações realizadas na
internet(cliques, posts, visualizações etc.)
Relação
entre pessoas de diversas gerações e seus telefones celulares(uso diário)
A geração Z (jovens entre 16
e 20 anos) disse passar 6,5 horas diárias no smartphone, tanto para fins
pessoais quanto para trabalho ou estudo. Isso é mais do que eles disseram passar
estudando ou trabalhando (4,5 horas), se divertindo com o parceiro amoroso (3,8
horas), com a família (4,1 horas) e com amigos (2,9 horas).
Os millennials (pessoas de 21 a 37 anos) possuem um comportamento parecido: 6,6 horas diárias usando um
smartphone frente a 5,6 horas trabalhando; quatro horas com um parceiro
amoroso; 4,1 horas com a família; e 2,4 horas com amigos.
Quando os entrevistados tiveram de responder que
papel seus celulares desempenhavam, 53% dos entrevistados da geração Z e 41%
dos millennials disseram que o considerava como um melhor amigo.
Quase metade dos baby boomers (pessoas entre 54 e
65 anos) afirmaram não ter uma relação próxima com seus smartphones e
preferem que seja assim. Em todas as outras três faixas de idade, os entrevistados
afirmaram ter uma relação próxima com os smartphones mas disseram estar
confortáveis com isso. As porcentagens foram de 48% para a geração X (
população entre 38 e 53 anos), 52% para os millennials e 47% para a
geração Z.
Entre os mais jovens, 14% ainda disseram ter uma relação muito próxima com seus
smartphones e que se importam mais com eles do que a maioria das outras coisas
da vida.
---------------Fonte: ESTADÃO on-line,
20 marco 2018
Com
a rapidez das conexões virtuais, a disseminação de aparelhos eletrônicos com
internet e o crescimento demográfico mundial, as opções de acesso às
informações, ao consumo, ao lazer, às notícias e ao entretenimento vêm se
tornando cada vez mais ampla. Ao mesmo tempo, os mecanismos de busca na
internet vêm trazendo alternativas personalizadas aos internautas, por meio do
reconhecimento de padrões de navegação, ocasionando a oferta de conteúdos
alinhados com os hábitos e as preferências, isso aproxima pessoas que pensam de
forma parecida e que têm hábitos em comum. Isso vale para perfis visualizados e
também para informações, notícias e propagandas apresentadas na rede.
Pesquisa:
De
acordo com as informações dadas acima faça uma pesquisa e responda:
Em
sua opinião, quais são os efeitos positivos e negativos relacionados ao desenvolvimento
dos mecanismos de busca na internet?
Antes,
pesquise sobre os chamados algoritmos para que você possa compreender melhor a
relação deles com o uso da internet e para entender como o site de vocês
pode atingir maior número de pessoas.
Colocar o nome e a série,
Bons estudos, professora Neusa.
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Eletiva: Exercício Físico na Promoção de Saúde.
Professor Jefferson
26/05/2020 a 05/06/2020
Exercício Físico e o aumento da imunidade.
Leitura
A importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais no momento atual com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.
A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito. O mecanismo da melhora da defesa está associado a um efeito da atividade física regular em promover um aumento dos linfócitos, células denominadas “natural killers”. A célula natural killer, linfócito atuante no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.
Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. Quanto à melhor forma de atividade para fortalecer o sistema imunológico, parece não haver grande diferença entre as diversas modalidades, prevalecendo sempre o conceito do exercício moderado.
Existem também evidências de que os exercícios com pesos, desde que respeitando o conceito de adequação de carga, também podem melhorar a imunidade. O que se deve evitar são os exercícios de intensidade acima de um limite crítico, que reconhecidamente vão ter o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico.
Responda em seu caderno as seguintes questões
1- Sabemos que as maiorias dos governos estaduais, municipais e federais, estão adotando medidas rígidas e alguns mais flexíveis em relação ao afastamento social que estamos vivendo. Alguns proíbem até mesmo caminhadas, corridas com intensidade moderada e só aceitam sair apenas para ir ao supermercado ou algo que seja urgente. Mas também sabemos que alguns governos estão tomando medidas mais flexíveis, mas também devemos levar em consideração, que esses locais mais flexíveis são os locais que a doença não espalhou com tanta intensidade. Sabendo dessas informações, que a atividade física ajuda no sistema imunológico, qual a sua opinião sobre cada medida que os governos estão tomando? Explique sua resposta com argumentos que ajudem na reflexão.
2- Sabendo também que esse isolamento social ajuda muito no combate, qual a ideia que você daria para que o povo possa continuar esse afastamento, mas mesmo assim saindo um pouco para praticar alguma atividade?
3- Agora, observando às informações do texto a cima. Você já percebeu a diminuição do estresse quando você praticou algum exercício físico? E o que isso beneficiou na sua vida e nos seus estudos?
4- Estudamos anteriormente sobre três tipos de saúdes que o exercício físico beneficia o ser humano. Qual dessas saúdes que o texto tratou que ajuda no fortalecimento do organismo, aonde o mesmo terá mais forças para combater vírus como esse que estamos vivendo?
Observações.
- Assim que terminar de responder os exercícios, me enviar para o meu e-mail jeffersondouglas@prof.educacao.sp.gov.br porém, se tiver como, é preferível que envie pelo numero de Whatsapp: (16) 99243-3059, pois no Whatssap é mais rápido o envio e mais fácil para todos. Porém, se não tiver como, pode ser enviado para o e-mail em questão.
- A data para entrega é após sete dias da publicação da atividade. Porém, caso o aluno esteja com excesso de atividade para fazer, conversar comigo através do numero citado à cima, que se for o caso prorrogarei a data de entrega da atividade.
- Da mesma maneira do tópico anterior, caso o aluno tenha duvidas ou precise de uma complementação do tema. Comunicar pelo numero citado à cima, pois, gravei aulas explicativas sobre o tema da atividade que tenho certeza que ajudará o aluno que estiver duvida. Além disso, se tiver outras duvidas pode comunicar comigo pelo numero de Whatsapp também.
- A única exigência que eu cobro nesse momento, é evitar copiar e colar as respostas do texto. Até porque, as respostas são muito mais opiniões próprias e criatividade do que interpretação de texto, o texto é apenas um apoio para o aluno. Agora o modo de se fazer, fica a gosto do aluno, pode responder no caderno e me enviar a foto, ou então, digitar no Word ou m enviar por PDF.
- Não precisa copiar o texto. Copiar somente as perguntas e a respostas.
Bons estudos.
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Eletivas - Prof. Ari
Atividade 1
Para chegar ao topo é necessário muito esforço...
Quais obstáculos você acha que vai encontrar para realizar o seu sonho de profissão.
Faça uma montagem com imagens que descreva esses obstáculos.
Atividade 2
... mas acredite você é capaz.
Depois que você descreveu os obstáculos, faça um vídeo curto de como você pode vencê-los para alcançar seus sonhos.
Dúvidas e entrega das atividades pelo email
eletivashomero.2020@hotmail.com
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Aprender inglês é divertido - Professora Kamila
Alunos realizar as atividades no caderno e enviar por whatsapp (99404-5929)
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PROFESSOR JEFFERSON
Exercício Físico para
as saúdes Cognitiva, Afetiva e Motora.
Saúde cognitiva: Saúde Cognitiva é todo tipo de Saúde
relacionada ao nosso cérebro. Toda capacidade que o cérebro tem para pensar.
Essa capacidade é por conta de hormônios que são liberados que produz ao
cérebro a capacidade de: controlar o stress, capacidade de guardar informações
importantes que não podemos esquecer (memória), entre outras capacidades que o
nosso cérebro tem.
Algumas doenças psicológicas como
depressão, a perca de memoria com muita facilidade (esquecimento excessivo),
falta de absorver aquilo que aprende durante o dia, etc. Pode estar relacionado
mais com a falta de exercício físico do que com traumas durante a vida. Pois, o
exercício físico ajuda na produção de hormônios importantes de nosso cérebro
como a Endorfina, que é responsável para manter equilibrado o nosso stress do
dia a dia, além de outros hormônios que trazem um maior equilíbrio nas nossas
funções cerebrais e uma saúde cerebral melhor.
Infelizmente, nos dias de hoje existem
muitas barreiras para que as crianças pratiquem exercício físico. Varias
tecnologias que viciaram de uma maneira perigosa, criminalidade, falta de uma
politica publica mais voltada para prevenção ao invés de tratamentos, alimentos
cheios de substancias toxicas que traz doenças perigosas como a diabete e
obesidade e varias outras barreiras que nos inibe na pratica desses exercícios.
Saúde afetiva: a saúde afetiva é toda saúde
emocional que nosso cérebro produz. Convívio familiar, com amigos e toda nossa
capacidade de seguir ou desobedecer às regras, para que as regras nos
proporcione uma melhor convivência com o próximo.
O exercício físico para crianças e
adolescentes trás um beneficio enorme nesse sentido também, porque os
exercícios físicos, em especial o esporte, trás um convívio social com outras
crianças, também mostra para a criança que seguir regras não é algo ruim, pode
até ser ruim no inicio quando nossa vontade é outra, mas o resultado final
sempre é benéfico e não prejudica nem o nosso convívio e nem o convívio das
outras pessoas. Ou seja, o esporte ou qualquer outro exercício físico prepara a
criança para a vida, porque no exercício ela também aprendera que perder e
vencer também faz parte. E por causa dessa ajuda que o exercício físico trás, a
criança não terá frustrações graves no futuro, por exemplo: ela busca um sonho
e não alcança então ela fica rebelde por causa da decepção que teve, quando ela
pratica esporte competitivo ela aprenderá que nem sempre terá vitorias na vida.
Ou então, ela quer ter algo e não pode, e com a pratica desses mesmos
exercícios ela aprende a esperar o tempo correto para ter aquilo que ela deseja
como, por exemplo, um vídeo game ou algo parecido.
Também existem algumas barreiras que não
proporciona essa melhora para as crianças como: redes sociais aonde alguns (não
todos) youtubers ensinam coisas erradas e que podem prejudicar a saúde das
crianças, ou as ensina que precisam ser rebeldes e fazer tudo que elas querem,
seja esse querer certo ou errado, mas deixar novamente claro, que nem todos
youtubers são assim e nem tudo na internet é mal e ensina essas coisas, pois na
mesma internet existem muitas coisas boas e produtivas. Além das barreiras de
alguns sites que trazem maleficio, também existe algumas pessoas no convívio
social dessa criança que ensina para elas que tudo é relativo e questão de
interpretação, ou seja, pessoas que coloca na cabeça das crianças que não
existe o certo nem o errado e que tudo é questão de opinião e isso faz com que
a crianças não obedeçam aos seus pais e desrespeite sua própria saúde,
atrapalhando a sua biologia e sua razão emocional (inteligência). Por exemplo:
quando alguém fala para a criança que todo desejo que o corpo dela pede, ela
deve fazer e sem pedir opinião de ninguém. Isso é errado, porque crianças
precisam aprender o que é certo e o que é errado, pois, na maioria das vezes o
errado trás ao nosso corpo muitos malefícios para saúde e todas às vezes um
vicio que prejudica muito a sua saúde afetiva.
O Exercício Físico, em especial, o
esporte e o brincar, faz com que a criança aprenda a se controlar em certas
situações por causa das regras do esporte e das brincadeiras, como, por
exemplo: não brigar com ninguém após uma falta que sofre no futebol, ou então a
controlar seus impulsos de risos quando brinca de pique-esconde e precisa
controlar para que ninguém a encontre. Por fim, é preciso observar que a
pratica de esportes e brincadeiras tiram à criança do comodismo de ficar parada
e querer fazer tudo que o seu corpo pede, pois, na maioria das vezes, quando a
criança vicia em redes sociais o corpo acostuma e com isso ele nunca terá
vontade de praticar esportes e nem de movimentar em brincadeiras que exige um
movimento. Por isso que praticar exercícios vai contra esses pensamentos
citados a cima e é muito importante para a saúde afetiva.
Saúde Motora: e saúde motora é toda a aptidão
física do corpo. Toda a capacidade que ele tem de suportar o dia a dia, como
por exemplo, ter energia para estudar e conseguir cumprir todas as tarefas
domésticas e pessoais.
Todo movimento que nosso corpo faz
precisa de energia e essa energia é melhor quando a pessoa tem aptidão física.
E alguns movimentos exige coordenação motora, que também é beneficiado pelo
exercício físico. E tudo isso trás benefícios para o nosso corpo também, além
de uma saúde de nossos órgãos interno melhorada por conta do exercício que
praticamos em nossos dias.
E as barreiras que nos atrapalha para ter
uma saúde motora melhor são as mesmas barreiras citadas anteriormente.
Entendeu agora porque o exercício físico
nos trás muitos benefícios para nossas saúdes cognitiva, afetiva e motora?
E uma coisa que todos os profissionais da
saúde precisam observar com tudo isso: é que precisamos sempre trabalhar com a
prevenção antes mesmo do tratamento, orientando nossos pacientes a procurar o
profissional de educação física para que assim ele possa trabalhar com as
crianças e também com os adultos. Pois, o exercício físico não trás apenas
prevenção, mas também trás alguns benefícios que pode ajudar o corpo a curar de
alguma doença, por exemplo: nesse tempo de pandemia, o exercício físico faz com
que nossa imunidade aumente e se acaso a pessoa pegue o vírus o corpo combate melhor
e a pessoa se recupera com maior facilidade. São basicamente esses benefícios
que o exercício físico trás para o nosso corpo e para a nossa saúde, além de
outros que iremos tratar nas próximas aulas.
Exercícios
1- De acordo com o que foi falado no
texto, explique com suas palavras sobre o que entendeu como saúde cognitiva,
afetiva e motora? Explique cada uma.
2- Liste uma lista com cinco
brincadeiras que pode ajudar a melhorar a saúde das crianças e adolescentes. E
explique o porquê você acha que essa brincadeira vai ajudar. Liste cada uma
delas.
3- Liste também, alguma coisa que tem
nesse mundo, que prejudica essa pratica de exercício físico e também a saúde
que ele melhora. Também explique o porquê chegou nessa conclusão.
Observações a ser consideradas.
- Essas
questões devem ser respondidas no caderno, tirar foto e enviar as fotos para
e-mail Jeffersondouglas@prof.educacao.sp.gov.br ou então para o numero de whattsap
99243-3059.
- O numero de whattsap também estará à
disposição para que os alunos e os pais possam tirar duvidas.
- as atividades devem ser entregues até o
dia 11/05/2020. Qualquer coisa que acontecer que atrapalhe a realização das
atividades pode me explicar no numero citado à cima também.
- sempre enviar as atividades como o nome
do aluno, numero se tiver, série que esta e escola que estuda. Principalmente
quem for enviar por e-mail, porque todas as atividades serão anotadas no diário
e os alunos que fizeram elas também ganharam vistos no diário de classe.
Dês de já desejo a você
aluno bons estudos.
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Eletiva: Aprender inglês é divertido
Alunos façam as atividades no caderno, tire uma foto e me envie pelo whataspp para correção, com nome, número e série. (99404-5929)
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Eletiva É POSSÍVEL VIVER DESCONECTADO?
PERÍODO 27/03/2020 a 10/05/2020
PROFESSORA KAREN SANTOS
https://youtu.be/-Kj7Dxohcw8
1- Assistir o filme acima "Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial" e fazer uma resenha do filme para entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com
https://youtu.be/eOABLQUZHsw
2- Através do vídeo acima "Enredados ou Conectados? Como viver em redes sem cair em suas armadilhas". Explique a diferença entre estar conectado e enredado. Entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com
https://youtu.be/KT9L83OtYLs
3- Através do vídeo acima "Internet e Redes Sociais - Brasil Escola". Responda: - Você acha que a Internet melhorou ou piorou sua vida? Entregar dia 10/05/2020 no e-mail karensantoseduca@gmail.com
4- Fazer uma conclusão e comparação dos vídeos assistidos.
Observação: COLOCAR NOME COMPLETO
Eletiva: Geografia com música
Professor: José Luís
Retomando
Nossa eletiva tem o objetivo de trabalhar conteúdos de Geografia através da música, no caso relacionando as letras com os conteúdos. Os temas principais são “Meio Ambiente” e “Direitos Humanos”.
Estamos estudando a música “Planeta Azul”, da dupla Chitãozinho e Xororó, que trata da necessidade de se cuidar do meio ambiente, sendo que devemos estar cientes das consequências dos maus tratos ao mesmo.
Segue a letra da música, já com os acordes:
Planeta Azul – Chitãozinho e Xororó – Am – G – F – Am – G – F – C
Am G F C
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
G
Se invertem as estações do ano
F C
Faz calor no inverno e frio no verão
G
Os peixes morrendo nos rios
F C
Estão se extinguindo espécie animais
G
E tudo o que se planta, colhe
F C
O tempo retribui o mal que a gente faz
C7 F G
Onde a chuva caía quase todo dia
C
Já não chove nada
G F
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
C
Sem um pingo d’água
G
Quanto ao futuro inseguro
F C
Será assim de Norte a Sul
G
A Terra nua semelhante à lua
F
O que será desse planeta azul?
G F C G Am G F C
O que será desse planeta azul?
Am G F
O rio que desce as encostas já quase sem vida
C G
Parece que chora um triste lamento das águas
F C
Ao ver devastada, a fauna e a flora
G
É tempo de pensar no verde
F C
Regar a semente que ainda não nasceu
G F
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
C
Estar de bem com Deus
Neste momento, gostaríamos de recordar como se fazem os acordes da música, além da batida presente nela. Todos sabem que enviamos vídeos no grupo do Whats app, demonstrando e lembrando como realizar cada passo:
Para a batida, assista o vídeo do link abaixo (segunda batida do vídeo):
BONS ESTUDOS
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Eletivas - Prof. Ari
Olá queridos alunos,
Em vista dos acontecimentos atuais, nossa Eletiva “Um despertar para a Vida” sofrerá mudanças na sua execução.
Não sendo possível um contato mais próximo como estávamos acostumados, iremos adequá-la de acordo com a situação vigente.
Atividade 1
Como parte dessa nova realidade, vamos começar falando o que mudou nos seus sonhos, no período da pandemia.
Relatar seus medos, angústias e novos sonhos profissionais, caso tenha havido mudanças.
Pode ser feito em forma de relatório ou uma redação com no mínimo 20 linhas.
Atividade 2
Depois disso, vamos começar a falar sobre:
O futuro
As escolhas de hoje, vão refletir, no que seremos amanhã.
De acordo com os seus sonhos, descreva o que você já pode começar a fazer “hoje”.
Duvidas e entrega das atividades pelo email
eletivashomero.2020@hotmail.com
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ELETIVA: Professora Karen Santos
https://youtu.be/7qFiGMSnNjw
https://youtu.be/SIDSydt3yzA
Realizar as atividades do dia 26/05/2020 até 29/05/2020
Enviar as atividades no email eletivakaren@hotmail.com
BONS ESTUDOS
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ELETIVA: Professora Karen Santos
https://youtu.be/7qFiGMSnNjw
https://youtu.be/SIDSydt3yzA
1- Qual é a idéia principal do filme A História das Coisas?
2- Qual a relação do título com a questão da produção (consumo e descarte)?
3- De acordo com o vídeo, quais causas da destruição ambiental?
4- Qual a relação entre o sistema de produção e os impactos no ambiente e nas vidas pessoas?
2- Qual a relação do título com a questão da produção (consumo e descarte)?
3- De acordo com o vídeo, quais causas da destruição ambiental?
4- Qual a relação entre o sistema de produção e os impactos no ambiente e nas vidas pessoas?
5- Quais interesses prevalecem? Quem se beneficia? Quem é prejudicado?
6- Existem alternativas a essa realidade? Ou seja, uma outra sociedade é possível ? Comente.
6- Existem alternativas a essa realidade? Ou seja, uma outra sociedade é possível ? Comente.
Realizar as atividades do dia 26/05/2020 até 29/05/2020
Enviar as atividades no email eletivakaren@hotmail.com
BONS ESTUDOS
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